quinta-feira, maio 23, 2013

Um desaguisado

A propósito de uma suposta Ratoeira Alemã, vem, num artigo de opinião, André Macedo alertar para um suposto desaguisado entre a Comissão Europeia e a Alemanha. Tudo se passa em volta do encontrar de alvo a quem apontar por responsável no falhanço social - o mais sofridamente  experienciado, ainda que não resignadamente - e político em que nos vemos mergulhados desde o verão de 2010.
Como refere no artigo acima mencionado:
"...depois de termos engolido tudo, depois de termos sido acusados de todas as patifarias e desperdícios, agora que estamos de joelhos, com a dívida pública nas nuvens, agora que falta um ano para o fim do resgate... os pretensos salvadores zangam-se e reconhecem: este modelo não funciona e está carregado de erros".
O plural empregue no sujeito, o nós, que tem a barriga cheia e sente dores de acusação injusta, representa hoje 199 658 281 cidadãos. Salvo algum erro meu no uso da ferramenta excel, trata-se da população da Islândia, do Reino Unido, da Grécia, da Irlanda, de Portugal, de Itália, de Espanha, do Chipre e com a da Eslovénia já incluída. Esta é apenas uma das dimensões do falhanço, pois outros tantos podem juntar-se nem que seja por adesão empática. Em qual destas regiões da Europa se podem sentir os seus cidadãos a salvo da onda de insanas - pela excessividade e continuidade - decisões políticas?

Os programas de assistência estão na base da discórdia entre a Comissão Europeia e a Alemanha, ao que parece. Por mim, manifesto o conflito que me leva a discordar do suposto desaguisado. Um barulho surge através dos meios de comunicação social como um lavar de mãos seguido de um elogio. Nada mais errado para o meu ouvido. Se a poderosa região alemã é a quem se aponta, então é porque se reconhece implicitamente que é de lá que vem a liderança europeia. Não é César que lava as mãos mas sim Pilatos. Não passa o apontar, no entanto, de um erro de percurso. Também não é à Comissão Europeia que cabe o papel de administrador provincial. Para quem sentiu vocação para Administrador, o lavar de mãos ainda está por fazer. Mais tarde virá o dia, quem sabe.

O papel da Comissão Europeia na sinfonia de Bruxelas, no que de forma direta se relaciona com o desaguisado, resume-se a administrar a competência exclusiva da União no que concerne ao "Estabelecimento das regras de concorrência necessárias ao funcionamento do mercado interno"; e à "Política monetária para os Estados-Membros cuja moeda seja o euro1"; de acordo com o Tratado que em Lisboa foi assinado, depois de escrito em primeira mão na língua alemã. A primeira competência abrange os quase duzentos milhões de europeus em cima contabilizados. A segunda quase exclui cerca de 63 000 000 de europeus, mas apenas quase.

As assimetrias no mercado interno sempre existirão e, ao seu funcionamento, de pouco lhe valem as regras, estabelecidas ou não pela União. Os excedentes comerciais apenas deixarão de ser vistos com maus olhos, ou até como excedentes, quando vivermos de fato em União. Já alguém ouviu um texano a queixar-se da balança comercial comercial californiana? Ou vice versa? Um lisboeta de um berlinense ou parisiense? No tempo de Trajano, a Capadócia tinha ainda administrador romano mas, por certo, um que falava a língua dos cultivadores de trigo e dos chicoteadores de cavalos.

Se os erros apontados são de diagnóstico ou de má prescrição pouco ou nada interessa aos mais de 500 000 000 de europeus e seus associados. Parece sim que voltámos ao tempo das províncias imperiais e dos estados-clientes. No entanto, nem o Império Romano sofria ainda do complexo de Ingenuity Gap nem a televisão é hoje o único fornecedor de critical actors.

"In this new world we are entering, producers of content for electronic media, especially television, are critical actors: In a time of increasing fragmentation of audiences and message, they must work to build that broader moral community - and the global human identity - that will allow us to bridge the widening gulfs of wealth and power, and to begin the common search for solutions to the enormous problems we face"2.

Temos por hábito o apontar de dedo que não é mais do que aquela posição de chofer que comenta o texto no Correio da Manhã. Mas teremos ainda dinheiro para nos sentarmos no banco de trás?


1- Tratado de Lisboa que altera o Tratado da União Europeia e o Tratado que institui a Comunidade Europeia, assinado em Lisboa em 13 de Dezembro de 2007; in Jornal Oficial da União Europeia, de 17 de Dezembro de 2007; 2007/C 306/01

2 - The Ingenuity Gap in a Fragmented World, Thomas Homer-Dixon, address to Banff TV Festival, June 11, 2001

Sem comentários: